quinta-feira, 24 de junho de 2010


A professora Joseli Biliato está promovendo juntamente com as professoras e alunos dos primeiros e segundos anos da escola o projeto "Cuidando e aprendendo". Com esse projeto o objetivo é fazer com que a criança leia, compreenda e acima de tudo vivencie o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente . Nesse sentido, as crianças exprementam situações que as levem a refletir sobre suas ações e assim buscar mais conhecimento que resguardem suas atitudes.
Desse modo, o projeto oportunizará as crianças viverem situações onde deverão cuidar de um ser fictício, mas que exige todos os cuidados de uma criança real.
Com isso, ao mesmo tempo a professora Joseli realiza concomitantemente atividades de leitura, escrita, pesquisa, análise, debates... que possibilitem a tomada de ações para o bem estar da "criança" que é o foco de atenção do grupo.
Assim, esta é uma forma de instrumentalizar os alunos e alunas para que se tornem adultos conscientes de seus direitos e deveres ao criarmos também situações de leitura e escrita.
Estamos com a intenção de levar esse projeto também para turmas do quinto ano.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Visita ao parque gráfico da Algar Mídia

Este texto foi elaborado coletivamente pelos alunos(as) do 4 ano da professora regente Graça. Veja que legal!



No dia 07 de maio de 2010, na última sexta-feira, fomos visitar o parque gráfico da Algar Mídia.

Para conhecer melhor como é feito o jornal Correio de Uberlândia.

No primeiro momento assistimos uma palestra com a Luana que falou como é planejado o jornal no dia-a-dia e como é formada a equipe que faz o jornal que são: os reporteres, os fotógrafos, os editores, os redatores, etc.

No segundo momento fomos conhecer as máquinas v30 que só produzem jornal e a v25 que profuz listas telefônicas e o jornal.

Aprendemos que o jornal só fica pronto depois da meia noite. São usado quatro cores que são: azul, amarelo, vermelho e preto, onde cada cor tem seu espaço correto.

No terceiro momento lanchamos e tiramos fotos.

Agora nós vimos que dá muito trabalho fazer um jornal e que devemos tratá-lo com muito carinho.